domingo, 26 de janeiro de 2014

A Cruz Celta (Epílogo)


A pequena mulher avaliou bem a combinação de cartas, apoiou os cotovelos na mesa, cruzou as rechonchudas mãos à altura do queixo e disse ao consulente – o homem de meia-idade, de cabelos castanhos, olhos esverdeados e com aparência tranquila - manifestamente inflamado pela curiosidade e sentado ali à sua frente:

- Este, definitivamente, não é um homem de confiança. Ele se faz de amigo, para conseguir algo em troca. Tenha cuidado com ele. Tenha sempre muito cuidado, porque ele consegue ser bem convincente…e pode trazer-te um prejuízo considerável.

O homem olhou atentamente as lâminas de cartão, já amareladas pelo uso, dispostas sobre a mesa e gravou, na memória, as palavras da cartomante, que agora parecia-lhe extremamente afável e maternal. A figura do Valete de Copas jazia, imponente, entre as duas outras cartas, como se estivesse desafiando o homem a enfrentá-lo.

 - Queres ver uma coisa? Vamos confirmar o que eu acabei de dizer… Tire outra carta, por favor.

Ele fechou os olhos, respirou fundo e tirou uma carta do meio do leque. A mulher deu uma risadinha, como se sentisse uma ponta de orgulho e uma sensação de triunfo.

- Vês? Não há dúvida nenhuma. O Valete de Paus indica um homem traiçoeiro ao extremo. Vou repetir o aviso: tenha muita cautela, quando estiver com ele.

- Ou o destino é muito brincalhão ou esta mulherzinha sabe manipular este jogo muito bem. Com setenta e oito possibilidades diferentes, por que cargas d’água estas cartas, em especial, estão sempre a se repetir? Que truque existe por trás desta loucura? Bom, uma coisa é certa: eu que vim atrás disso, portanto é minha responsabilidade e, talvez, minha culpa…

O pensamento ficou preso, a vaguear de um lado ao outro de seu raciocínio, sem sair-lhe, entretanto, pelos lábios. Aquela pretensa aventura começara num momento de desespero, havia passado por uma evidente fase de revelações e, agora, acabava de deixá-lo tremenda e inesperadamente assustado. Quanto mais se aprofundava naquela consulta, mais se surpreendia com a forma como as coisas iam sucedendo e pela maneira em que o acaso parecia zombar de si. Ele, que em outros tempos passados havia sido um céptico, começava a admitir que a lei das coincidências aplicava-se cada vez mais àquela suposta brincadeira.

Se as cartas estivessem mesmo certas – e aqui ele desconectava a figura da cartomante do resultado geral da disposição do jogo, até então - havia confiado demais num homem que não merecia uma gota de sua consideração.


- Que outras provas necessitas? Eu posso dar-te quantas quiseres, porque tenho evidências…

- Já não preciso de prova nenhuma. A única coisa que eu quero daquela mulher, agora, é distância…

- Muito bem! É justo, depois de tudo que passaste. Mas não digas que eu não ofereci...

- Não direi…Se tu sabias e tinhas tantas evidências, podias ter-me alertado antes…

- E tu irias acreditar em mim? Creio que não. Nestas horas o melhor a fazer é manter o silêncio, até chegar uma oportunidade certa. Eu mal conseguia chegar perto de ti…

- Faz sentido; mas podias, pelo menos, ter comentado comigo.

Ele dissera aquilo, mas estava convencido que, no fundo, seu discurso não fazia muito sentido, pois a tendência, num relacionamento, não é acreditar nos comentários das pessoas que estão fora da vida dos dois, a não ser que já haja alguma desconfiança. Ele teve de aceitar que o outro estava certo, afinal.

O homem, então, pensou nas palavras da cartomante e ficou a avaliar as intenções por trás daquela insistência em apresentar evidências, que ele já não necessitava, daquela situação da qual queria mesmo era sentir que havia ultrapassado, embora soubesse que a dor ainda estava bem vívida em sua memória… e não somente lá...

Ele percebeu, então, que aquela era uma das únicas coisas a que o outro tinha para agarrar-se, de modo a manter sua atenção. O elo, entretanto, ficava cada vez mais fraco, pois o assunto deixava de interessar-lhe, à medida que o tempo passava. Não demorou muito para ter a revelação da intenção por trás daquela suposta amizade íntima.


- Por qual razão devo pagar-te a dívida agora? Estás precisando do dinheiro, por acaso?

- Espera. Nem continua. Eu não acredito no que acabaste de me dizer. Eu confiei em ti, fiz-te um favor, livrei tua cara e ainda tenho que ouvir isto? Nosso acordo não era ter tudo resolvido em um mês, no máximo?

- Mas não tenho o dinheiro agora. Tive que mandar fazer uma revisão no carro e usei uma boa parte do que tinha. Como tu não deves estar precisando do dinheiro, não vai fazer-te falta. Pago quando puder. Confia em mim.

- Eu confiei e olha onde isso levou-me. Tu já rolaste esta situação por muitos meses. Não te vejo preocupado em pagar a dívida. Na verdade, parece ser o contrário. Pelo jeito não prezas a nossa amizade, nem o esforço que fiz em confiar em ti sobre este assunto, apesar das condições que impus para tal.

- Eu vou pagar…. Quando puder…

O homem de olhos e cabelos claros demonstrava irritação por estar sendo cobrado pelo outro, embora soubesse estar errado. Entretanto, tentava ganhar tempo, a manipular a situação e reverter o jogo a seu favor.

- Se não precisas do dinheiro agora, por que insistes tanto? Não acreditas que eu te pague?

- Na verdade, depois de tanto tempo… mais de dois anos, quando deveria ter sido um mês… não, não acredito. Eu fico triste e chateado contigo, mas muito mais decepcionado comigo, por haver confiado e sido ingénuo, quando na verdade, já deveria esperar por isso. Tu me fazes voltar a perder toda a confiança não só em ti, mas em qualquer outra pessoa, daqui para a frente. O que vejo neste momento é que esta “amizade” – ele colocou ênfase na pronúncia da palavra - nunca valeu muita coisa mesmo, para trocares por este preço…

Ele lembrou as palavras da cartomante, há bastante tempo atrás. Ela esteve certa, mais uma vez, para seu azar, que não conseguiu antever o erro, antes de cometê-lo. Fora enganado e atraiçoado e não perdoava a si mesmo por haver sido tão tolo.


- Vamos terminar a leitura. Agora quem embaralha és tu. Sete vezes.

- Ok.

- Agora, com a mão esquerda, parta o maço em três e disponha-os à sua frente, da esquerda para a direita.

O homem obedeceu. A cartomante então retirou uma carta de cima de cada monte, virando-as em seguida e preparou-se para terminar a consulta.

- Tu não quiseste perguntar em relação às coisas do coração. Eu até entendo porque, mas não vais conseguir escapar do que está alinhado para acontecer.

- Isto é para quem acredita em destino.

- Se não acreditasses não estarias aqui… Ou estou errada?

- Desespero, talvez. Curiosidade, talvez.

- Talvez…

Ela olhou o homem e estendeu-lhe a mão. Ele estendeu a sua, para despedir-se, mas ela, ao invés, tomando-a, virou-a, surpreendendo-o completamente com o gesto brusco. Ela puxou-lhe a mão e com a outra segurou-lhe o pulso com uma firmeza que parecia quase sobrenatural. Ele não fez esforço para livrar-se.

- Olhe esta linha aqui. É a linha do coração. Vês como é bem definida? Não adianta negares; o destino não brinca…

Ele, então, puxou a mão com força e, tomando a carteira do bolso do casaco, pagou a mulher e saiu, em silêncio e a passos largos.


- Sabias que ele manipulou uma parte desta situação? Foi ele quem mandou o colega enviar as flores. Ele sabia e queria certificar-se… Claro que ela teve sua parcela de culpa. Antes houvessem sido somente umas inocentes flores…

- Por que? Com qual propósito, afinal?

- A intenção? Deixar-te fragilizado, mostrar-se amigo e poder manipular-te para emprestar dinheiro a ele… que seria o único que, diante das evidências, pareceria confiável na situação toda…

- Como eu fui tolo…Não consigo me perdoar por isso…

- A verdade sempre vem à tona, meu amigo. Não adianta, porém, culpar-te. Considera que foi mais uma lição, joga a raiva e a dor para trás e olha para frente. No fundo, nenhum dos dois merece que guardes mágoa ou rancor… Este veneno não é teu; é deles. Vai viver a tua vida.

- Eu sei que tens razão…

O homem de cabelos castanhos olhou o outro de frente. Sentia um carinho enorme pelo amigo e sabia que ele estava certo. A mágoa é um veneno que mata, aos poucos, aquele que a sente e não causa nada a quem ela está relacionada ou direccionada.


- Vês como eu estou? Nunca ninguém me excitou tanto como tu. Acredita-me, quando entrei na tua casa, já estava quente e creia-me, nunca aconteceu com ninguém antes… Tu me encantaste. Vim pensando em ti e no que poderia acontecer, o caminho todo. Quando abriste a porta, porém, tive medo...

O homem ruborizou diante da franqueza que lhe era colocada face a face, naquele momento. A cor azul daqueles olhos pareceu intensificar-se quando ele olhou bem no fundo deles e viu as pupilas dilatarem. Ele distinguiu nada mais que sinceridade emanando daquele olhar.

- É verdade.

‎- Como podes ter sentido medo? Já havíamos conversado antes. Até já havíamos nos beijado e tínhamos combinado passar este tempo aqui, sem pensar em stress. Eu não faria isso se não sentisse uma forte atração por ti…

‎- Tive medo que fosse te decepcionar. Sentia uma insegurança enorme. Quando te movias pela casa, assim que entrei, eu pensei: convida-me a tomar um vinho ou café e diz-me que vá embora, antes que seja tarde demais para voltar atrás.

Ele pousou o dedo em sua boca, de modo a impedir que sua insegurança continuasse a falar coisas incongruentes, num momento em que deveria estar a sentir outra coisa. Beijou-a suavemente… longamente… e deixou-a relaxar e intensificar o roçar de lábios e línguas, buscando compartilhar  o calor dos corpos, na penumbra do quarto, iluminado apenas por um pequeno abat-jour, na mesinha de cabeceira.

Ele, então, voltou a beijar-lhe a testa, os olhos, os lábios, o pescoço, desceu por entre os seios, beijou-lhe o ventre e também na área uns poucos centímetros abaixo.

- Hummm…. Que coisa mais louca… que coisa mais boa!...


Ele pensou na última carta de tarot que viu, uma certa vez, numa certa mesa…a Rainha de Copas, aparentemente completava seu par com um certo Rei de Copas


***




Nota: Esta seria a configuração da cruz celta original, com as cartas, conforme consta no conto.

2 comentários:

  1. Termina aqui a história. Espero que agrade a quem teve a paciência de ler até aqui...

    ResponderEliminar
  2. Resolvi ilustrar, com a cruz celta montada como no conto...

    ResponderEliminar