segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Super-Herói (Verso e Reverso)


Às vezes, ele chora… quase em silêncio, como a chuva fina de Outono, quando os dias são cinzentos e melancólicos e as noites são escuras, densas e longas demais. Sua tristeza parece-me tão lancinante e amarga, que deixa-me sem saber o que fazer para tentar apaziguar aquela dor. Seu olhar fica distante e as lágrimas rolam, silenciosas, rosto abaixo.

Aquele sofrimento evidente enche a minha alma de pesar, como se a sua angústia fosse, também, uma melancolia a pintar minha alma com tons lúgubres e pardacentos. Ouço seu longo suspiro e entro no quarto, a fingir que preciso de alguma atenção para abrandar qualquer medo que me pareça coerente naquela hora.

Ele me toma no colo e pede-me para acalmar. Eu recosto-me sobre seu peito, fecho os olhos e aquieto-me, finalmente. Ele, então, beija-me a cabeça, com um carinho triste e, mais sereno, abraça-me com firmeza, como se tentasse assegurar-se que não vou deixá-lo só.

Mal sabe ele que o que faço é uma tentativa desajeitada de aplacar-lhe aquela aflição, demonstrando uma calculada dependência ao seu afecto e à segurança e paz que ele me traz.

Algumas outras vezes, entretanto, seu pranto vem em torrentes, como os temporais de verão, pesados e ruidosos, que chegam a assustar os corações mais desavisados. Nestas horas, sou eu quem o abraça, com meus braços pequenos e, que em silêncio, dá-lhe o peito para que ele chore, sem vergonha e sem receio de parecer, de alguma maneira, ridículo. Faço-me de forte, para que ele tenha onde se apoiar.

Aquela tormenta é mais cortante. É um mistério não revelado, na minha incauta mente. Ele tenta controlar-se, pede-me desculpas e recompõe-se a procurar algo imediato para fazer e espairecer, tentando aliviar minha preocupação evidente. Finjo que acredito que está tudo bem, sabendo que nunca saberei a razão daquele momento em que suas defesas caem todas por terra.

Às vezes, capto um flagrante dele, quando observa-me a brincar e vejo tão-somente ternura e leveza na expressão que sua face amadurecida revela, quase sem querer. São naqueles momentos em que tenho a certeza absoluta que ele me ama. A sua forma de me olhar demonstra isso claramente... e comove-me sobremaneira.

Quando os trovões me acordam em sobressalto e eu choro assustado, no meio da noite, ele me acode, senta-se ao meu lado e, acariciando-me as costas e a cabeça com suas mãos grandes e fortes, faz-me sentir seguro com sua presença marcante de super-herói. E ele diz-me ao ouvido, para não ter medo, que ele está ali a proteger-me e pede-me para ter coragem. Ele deita-se ao meu lado e espera que eu adormeça, finalmente, sentindo-me o mais afortunado e protegido ser do universo.

À noite, olho as estrelas e a lua, sentado à janela do meu quarto, pensando nas histórias que ele me conta, imaginando como pode alguém ter chegado lá em cima, tão distante daqui… e ainda caminhado naquele imenso deserto de prata…

Ele disse que somos dois guerreiros – parceiros de luta... sobreviventes… Eu não sei se percebo bem o sentido das palavras, mas sinto o que ele quer dizer. Nós enfrentamos, juntos, o sufocante e imenso escuro do quarto, as noites de tempestades, o frio dos invernos e uma série de novas aventuras na cozinha e no jardim.

Ele é mesmo um grande guerreiro. Talvez o maior de todos os tempos. Um herói feito de força e pujança, sentimentos e ternura, com uma alma generosa e gigantesca.

Ele está sempre atento. Respeita meus limites e minha individualidade e dá-me tempo para explorar e aprender. Ensinou-me, também, a prezar por todas as coisas e todos os seres, mesmo os mais pequeninos – que podem ser, também, os mais indefesos. Acho que este homem conhece o verdadeiro sentido da palavra amor e da responsabilidade que a mesma traz. Tudo, nele, é bondade e tolerância – especialmente quando se refere a mim.

E quando me olha, até mesmo aquele seu olhar triste e sofrido, de quem já enfrentou tantas lutas, com tantas vitórias e umas tantas derrotas, torna-se completamente afável e condescendente. É forte e maduro, como todo grande homem deve ser. É também delicado e vulnerável, como poucos grandes homens conseguem ser, diante de quem confiam cegamente.


Eu sou apenas uma criança, mas tenho plena noção que meu pai sabe que, na minha inocência e fragilidade, eu dou-lhe toda a energia e o apoio que ele precisa, para ser um homem admirável e um herói magnífico... um verdadeiro Super-Herói.

1 comentário:

  1. Aqui, a última publicação que fez parte do concurso... nesta, eu faço uma visualização de dois lados do heroísmo... de ambos os personagens... que se completam.

    ResponderEliminar