sábado, 31 de janeiro de 2015

Anjo Caído (Parte 1 de 2)


- O quê?

- Sério! Juro que vi…

- Deve ter sido o efeito do álcool. Não é possível, mesmo, uma coisa destas...

- Não. Eu vi mesmo!

- Ah! Tá! OK. Já acreditei.

Ela deu uma risada alta, virou-se e saiu. Eu fiquei ali a olhar o vazio, sentindo-me completamente anormal. Coloquei-me no lugar dela. Se eu ouvisse uma conversa daquelas, também não acreditaria. Ela tinha razão. Quão caricata era aquela situação? Ou talvez, nem tanto… se não fosse, de uma certa maneira, bastante assustadora. 

Fiquei pensando se não seria mesmo loucura e se não havia sido impressão minha. Mas eu tinha certeza do que havia visto….

Tinha mesmo… ou será que não?

***

- Não, não e não!

- Santa intransigência!

- Respeitinho, senão eu acabo com a tua raça! Tu só me trazes vergonha! Já não sei mais o que faço contigo…

- Mas…

- Sem mas, nem meio mas! Eu já disse que não! Não quero mais falar nisso!

O todo-poderoso saiu, deixando o outro vermelho de vergonha e a sentir um pouco de irritação, pela demonstração de fúria e intransigência, ante a quebra de regra iminente…

Bem, já não era apenas iminente… mas enfim… 

Que mal poderia haver em abrir uma pequena brecha numa regra tão antiquada? Os tempos haviam mudado, o mundo havia evoluído e eles ainda viviam segundo preceitos criados há muitos milênios atrás, antes mesmo dos tempos dos tempos. Eles eram de uma casta superior. Por que não poderiam estar acima daquelas regras?

Arrependido de haver pedido permissão e sabendo que não poderia ir contra o todo-poderoso, ele resolveu que se queria ver sua grande paixão, teria que ser às escondidas, ou sofreria as consequências. 

Ele ponderou, mas achou que o risco valia a pena. Aquela pele tão pálida, aqueles olhos tão tristes, aquela boca tão perfeita, mexiam muito com ele, de uma forma que não conseguia explicar. Era um sentimento diferente daquele que tinha pelo todo-poderoso e pelos seus outros semelhantes.

Ele já tinha ouvido histórias horríveis sobre a ira e os castigos do mestre dos mestres. Também sobre as consequências da desobediência e do que poderia acontecer-lhe se fosse descoberto. O onipresente era irascível, às vezes, e ele estava por um fio.

Mas aquela boca… aqueles olhos… aquela voz...

Ele experimentava uma mistura de dor e uma sensação cálida e confortável, que ardia-lhe por dentro. Aquilo causava-lhe alguma confusão, mas ele achava que não podia ser mau, se trazia-lhe aquele aconchego inexplicável na alma.

***

Ela estava deitada, com os olhos fechados. Ele aproximou-se e observou-a, com cuidado. Sabia que ela não o veria, não sentiria sua presença, nem o seu toque. Suas mãos não a podiam tocar. Seus lábios não saberiam o sabor dos dela. Ele era diáfano como um sonho. 

Ela moveu-se. Seus cabelos ruivos, caídos por sobre a almofada, pareciam um por de sol a incendiar o céu de verão... e a sua alma de anjo. Ele queria poder tocá-los, senti-los, acariciá-los. Mas não podia. Ele não tinha pele, não tinha forma, não tinha corpo. Era mais suave que a brisa e, mesmo assim, não conseguia mover um fio dos cabelos dela. Aproximou-se de sua face. 

Tentou tocá-la, mas passou por ela como um pensamento. Soprou sobre ela. Nada.

Queria tanto ser diferente. Queria ter corpo, mãos, dedos, lábios…

Ela parecia um anjo, de tão linda. 

Bobagem. Os anjos não tem formas assim tão… tão… tão… Não havia palavra que pudesse descrever aquela beleza. 

Ele desejou, com todas as suas forças, poder fazê-la sentir sua presença.

- Tu és tão linda!

Um sussurro. Não mais que um sussurro, no ouvido dela.

Ela sorriu. Coincidência. Infeliz coincidência, que mexe com a alma dele. Como pode-se ser tão feliz e tão triste, ao mesmo tempo. Que sentimento estranho é esse?

Ele desejou ter um corpo. Queria tanto deixar de ser, somente, uma ideia, uma alma…

Ela sorriu. Será que o ouviu?

Ele conhecia a única forma de estar com ela. Entraria no seu sonho, com extremo cuidado. Aquela era a única forma de fazer-se sentir. O sonho sempre fora tão etéreo e volátil quanto ele.

Ela estava sentada à beira de uma fonte de água a olhar sua própria imagem refletida. Parecia um tanto triste. Ele aproximou-se por trás e sua imagem apareceu ao lado da dela. Ela assustou-se.

- Quem és tu?

- Não tenhas medo. Não fujas. Eu não tenho nome.

- Assustaste-me.

- Desculpe. Não foi minha intenção. Só queria ver-te.

Ela riu. Mesmo assustada, tinha que reconhecer que ele era um homem muito atraente.

- Ver-me?

- Venho cá todas as noites só para ver-te. Passo os dias só a pensar em ti...

- És louco. Não me conheces, nem eu a ti. Como podes dizer isso?

- Só aqui posso falar contigo... Não tenho permissão para contatar-te, nem revelar-me. Mas não sei viver sem vir e ver-te. Tu me fazes tão bem...

- Permissão? De quem?

- Do todo-poderoso. Os anjos não podem entrar em contato com o mundo dos homens. Mas descobri que posso ver-te e falar contigo, nos sonhos.

- Estás a assustar-me...

- Não, por favor. Não tenhas medo. Eu jamais te faria algum mal. Melhor eu ir, então.

Ela mirou-o com aqueles olhos tristes, que tanto o comoveram. Ele sentiu que seria capaz de abdicar de tudo, só para poder tocá-la uma vez, que fosse, mas se o fizesse poderia perdê-la para sempre. Teve medo do todo poderoso. Não podia levantar mais suspeitas.

- Tenho que ir. Posso voltar outra noite?

- Podes. Deves. Prometo que não vou assustar-me na próxima vez.

Ele despediu-se com um aceno. Seus olhos fixaram-se nos dela e sentiu que seria capaz de chorar, se tivesse como, mas anjos não tem este privilégio. Estes tipos de reações, sensações e sentimentos são exclusivos dos corpos dos homens, não de seres como ele, sem corpo, sem pele, sem coração, sem cérebro...

Ele invejou os humanos. Mal sabia o que o esperava.


***

- Ignóbil! Desobediente! Não vês o risco e o mal a que a expões? Eu te avisei.

- Mas, senhor... não fiz por mal. Foi fraqueza minha, reconheço, mas não foi por mal.

- Eu te avisei. Serás castigado. Jamais voltarás a aproximar-te dela.

- Mas, senhor, foi somente em sonhos e não mais que umas poucas vezes…

- Além de desobediente, és mentiroso. Ou achas que eu não tenho domínio sobre os anjos que eu tenho? Umas poucas vezes, uma… er… ova…!!!

E o grande mestre dos mestres engoliu o imprecativo e lançou o anjo no limbo, onde não poderia chegar aos humanos, nem em sonhos, com a proibição de voltar a acontecer. 

Uma grande tristeza assolou o espírito de ambos, pois nem um nem o outro sentia-se confortável com a situação.

***

- Eu posso ajudar-te, se quiseres.

- E quem és tu? Como é que chegaste cá?

- Tu sabes quem e o que eu sou… eu tenho meus próprios meios… e sou o único que posso ajudar-te, se quiseres.

- Eu não posso associar-me a ti, de jeito nenhum. Tens que ir-te daqui.

- Eu, se fosse tu, pensava bem a respeito. Sei de uma pessoa que chora dia e noite, desde que desapareceste. Ela não sabe o que te aconteceu. Pensa que foi abandonada. Achas isso justo?

- Acho estranho que fales de justiça… logo tu…

- Não te enganes. O todo-poderoso é implacável na ira e no castigo. Achas que isso é justiça, afinal? Queres dizer que concordas com o castigo que ele impingiu a ti?

O anjo ficou sério. O outro tinha razão. Que tipo de mestre dos mestres agia assim, tão implacavelmente, tanto na ira, quanto no castigo? Sua mente confundia-se com os argumentos do outro. E agora, saber que sua amada sofria injustamente, aumentava-lhe a aflição que já sentia. Não era justo…

Não, não era.

- Queres ter uma rápida visão da tua amada? Ver como ela sofre?

- Podes fazer isso? Eu daria tudo para vê-la, para estar com ela, pelo menos uma vez mais… queria ter a hipótese de poder explicar-lhe o que aconteceu. É tão frustrante estar aqui, impedido de sair, de poder explicar, de contactar…

- Há um pequeno preço, é claro. Mas nada que não possas pagar. Será um preço, digamos, simbólico.

O proponente sorriu e, antes que o outro tivesse tempo, puxou-o para uma lâmina de água onde, ao invés de ver o reflexo dos dois, via-se a imagem de uma mulher, muito triste, deitada num quarto. Ela tinha os cabelos ruivos desalinhados e sua pálida pele parecia doentia. Seus lábios já não tinham cor e seus olhos mostravam olheiras profundas e inchaço, como se ela tivesse chorado muito.

O anjo sentiu uma coisa que nunca havia sentido antes. Uma dor tão grande, que cortou-lhe a alma. Pela primeira vez, em sua existência milenar, ele sentiu uma angústia tão grande, que sua alma inundou-se daquilo que poderiam ser lágrimas. Sua alma chorava. Ver sua amada assim tão transfigurada pela dor, era-lhe insuportável. Ele sentiu um desespero tão grande que até mesmo o ar à sua volta ficou húmido e pesado. 

Uma revolta, contra o todo-poderoso cresceu dentro dele com tanta força, que ele deu um berro de dor e jogou-se ao chão, de joelhos, a chorar e a bater em seu peito etéreo. Seu desespero era tão grande que até o demónio que estava ao seu lado, sentiu-se comovido. Teria deixado escapar uma lágrima, se tivesse olhos e alma, mas ele mesmo já não possuía nada naquele sentido.

- Quanta dor! Quanta dor! Minha amada, quanta dor! O que eu não daria para livrar-te desta imensa dor…

A visão de um anjo, uma criatura tão nobre, em uma situação tão desesperante, era tão amarga, que tudo à sua volta, naquele lugar, entristeceu.

Do outro lado, o todo-poderoso sentiu uma dor nascer na profundeza de sua alma divina. Ele sabia de onde vinha toda aquela dor, pois todas as emoções dos anjos eram também as suas. Sua atenção voltou-se, então, ao limbo.

O demónio olhou o anjo caído, de joelhos e viu que teria uma oportunidade única de obter o que queria. Mas esperou que o outro falasse, primeiro.

- Qual é o preço? Eu pago o que for preciso, para livrá-la daquele sofrimento.

- O preço, meu anjinho...

O demónio aproximou-se e sorriu. Depois, disse, baixinho:

- O preço, meu anjinho, são as tuas asas...



1 comentário:

  1. Confesso que fiquei comovido ao escrever esta história. A parte 1 é tocante... veremos o que a parte 2 nos traz.

    ResponderEliminar